quinta-feira, 24 de maio de 2018

Doenças e saúde do sistema reprodutor


  • Cancro do cólon do útero: É um dos cancros mais comuns diagnosticados nas mulheres. A infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV), as relações sexuais precoces e não protegidas e a existêsncia de múltiplos parceiros são fatores de risco. As alterações celulares iniciais, quando o cancro está no início, não apresentam sintomas, mas podem ser detetadas pelo exame do esfregaço vaginal (teste papanicolau). Mais tarde surgem hemorragias e corrimentos vaginais, menstruações anómalas, relações sexuais dolorosas e dores abdominais. A vacinação das mulheres, entre os 9 e os 26 anos, protege-as das infeções mais comuns por HVP, que provocam o cancro do cólon do útero. 
 


  • Problemas da próstata: Vão desde a inflamação e do aumento benigno do tamanho até doenças graves como o cancro. A maior parte dos homens com mais de 50 anos apresenta algum tipo de problema na próstata. Um dos mais comuns é o aumento do seu tamanho, que pode pressionar a bexiga e a uretra e causar sintomas incomodativos, como micções frequentes, demora em começar a urinar, fluxo de urina reduzido, gotejamento e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.


  • A ciência e a tecnologia contribuiriam para atenuar ou resolver muitos problemas associados ao sistema reprodutor.
Fecundação in vitro
  • É um método que permite juntar o espermatozoide e o oócito fora do organismo de modo que a fecundação seja bem-sucedida e o ovo inicie a sua divisão. O embrião é, mais tarde, implantado no útero materno.

Amniocentese
  • É um método de diagnóstico pré-natal, geralmente aplicado entre as 15 e as 20 semanas de gravidez, que consiste na extração de uma amostra de líquido amniótico. Este líquido, que preenche o saco amniótico que envolve o feto, contém células que este liberta e que podem ser analisadas para despiste de anomalias genéticas ou malformações do feto.


  • Uma higiene íntima diária e cuidada, a prática de sexo protegido, com recurso ao preservativo, o acompanhamento médico regular para a realização de exames de rotina, como o teste papanicolau, o uso adequado de antibióticos e de métodos contracetivos, a abstinência de tabaco e álcool, para além de um estilo de vida saudável, são algumas medidas que contribuem para o bom funcionamento do sistema reprodutor.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Infeções sexualmente transmissíveis (IST)

Clamídia Infeção pela bactéria Chlamydia trachomatis. Esta doença é uma das mais comuns, afetando homens e mulheres jovens, com idades en...