- Infeção pela bactéria Chlamydia trachomatis. Esta doença é uma das mais comuns, afetando homens e mulheres jovens, com idades entre os 16 e os 25 anos. Nas mulheres, a clamídia é particularmente perigosa, uma vez que 75% das jovens infetadas, tal como 50% dos homens, não apresentam quaisquer sintomas. Quando se manifestam, os sintomas passam por corrimentos vaginais, necessidade frequente de urinar, dor abdominal e relações sexuais dolorosas. Pode causar infertilidade. É tratada com antibióticos.
Gonorreia
- Infeção pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Esta doença é muito comum e afeta homens entre os 20 e os 24 anos e mulheres entre os 16 e os 9 anos. Ataca, principalmente, a uretra, nos homens, e o colo do útero, nas mulheres. Geralmente, não apresenta sintomas. Quando surgem, manifestam-se na forma de dores abdominais, ardências e corrimentos vaginais ou urinários. Pode causar infertilidade. É tratada com antibióticos.
Doença inflamatória pélvica (DIP)
- Infeção generalizada do sistema reprodutor feminino, da vagina aos ovários, por múltiplas bactérias, incluindo as causadoras de clamídia ou gonorreia. Febre, menstruações anómalas, dores abdominais e relações sexuais dolorosas são alguns dos sintomas. Apresenta um risco elevado de infertilidade. O tratamento é feito à base de antibióticos.
SIDA
- Doença causada pelos vírus da imunodeficiência humana (VIH) que ataca o sistema imunitário, nomeadamente pela destruição progressiva de linfócitos, desenvolve a síndroma da imudeficiência adquirida (SIDA) e cria condições para a instalação de doenças oportunistas, como a tuberculose e a pneumonia. Após a contaminação, podem passar muitos anos até surgirem os primeiros sintomas, mas os indivíduos portadores do vírus (seropositivos) podem contaminar outras pessoas. A doença não tem cura, mas a sua evolução pode ser retardada com uma combinação de medicamentos.
Herpes genital
- Doença muito contagiosa causada pelo vírus do herpes VHS-2 (o VHS-1 provoca o herpes labial). Febre, comichões, formigueiros, dores e, mais tarde, vesículas na zona genital são sintomas da doença. Não tem cura, mas os sintomas podem ser tratados com medicamentos antivirais.
Hepatite B
- Doença infesiosa, muito contagiosa e potencialmente fatal, que afeta o fígado, causando lesões graves e irreversíveis, como a cirrose, o cancro dofígado e a insuficiência hepática. A via sexual é uma das formas de transmissão do vírus da hepatite B (VHB). Um terço da população mundial está infetada e não existe cura, embora a vacina possa prevenir o contágio.
Sífilis
- Infeção pela bactéria Treponema pallidum. Afeta o sistema reprodutor, mas pode espalhar-se pelo corpo e, não sendo tratada, pode ser fatal. Uma ferida altamente infeciosa no pénis ou na vagina, acompanhada de gânglios linfáticos inchados, é o primeiro sintoma. Seguem-se erupções cutâneas e manhas na pele. Numa fase terminal, alterações da personalidade e doenças mentais. É tratada com antibióticos.
PARA PREVENIR ESTAS DOENÇAS, NÃO SE ESQUEÇÃO DAS RELAÇÕES SEXUAIS PROTEGIDAS!
Sem comentários:
Enviar um comentário