Áreas Protegidas
- As áreas terrestres, zonas aquáticas interiores ou zonas marinhas em que a biodiversidade apresente, pela sua raridade, valor científico ou ecológico, têm uma relevância que exige medidas de preservação.
- A classificação de uma Área Protegida visa conceder-lhe um estatuto legal de proteção adequado à manutenção da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas.
Biodiversidade
A variedade das formas de vida e dos processos que as relacionam, incluindo todos os organismos vivos, as diferenças genéticas entre eles e as comunidades e ecossistemas em que ocorrem.
Conservação da natureza e da biodiversidade
- O conjunto das intervenções físicas, ecológicas, sociológicas ou económicas orientadas para a manutenção ou recuperação dos valores naturais e para a valorização e uso sustentável dos recursos naturais.
- A proteção dos ecossistemas passa pela conservação ou recuperação da sua biodiversidade.
Associações da proteção dos ecossistemas e da sua biodiversidade
- A LPN é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), de âmbito nacional, fundada em 1948, sendo a associação de defesa do ambiente mais antiga da Península Ibérica.
- A Quercus é uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.
- A SPEA é uma associação científica sem fins lucrativos que promove o estudo e a conservação das aves em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário