Energia Geotérmica - Refere-se ao calor do interior da Terra, que pode ser explorado para fornecer água quente e vapores para a produção de energia.
Energia do hidrogénio - Obtém-se pela reação do hidrogénio com o oxigénio, em pilhas de combustível, produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade. A tecnologia está bem desenvolvida na indústria automóvel com vários protótipos movidos a hidrogénio. Pelos escapes apenas sai vapor de água.
Agricultura e pecuária - A agricultura fornece os vegetais e a pecuária fornece os animais que são a base de alimentos como a carne, o leite, os ovos, os frutos e as hortaliças. Também podem fornecer peles e fibras, como o algodão ou a lã.
Exploração florestal - Permite obter matérias-primas, alimentos e paisagens. O mobiliário ou o papel são produzidos a partir das madeiras e as tintas e vernizes a partir de resinas naturais. Nas áreas florestais, também são obtidos alimentos, como frutos silvestres (amoras, mirtilos e framboesas, por exemplo), sementes (nozes, castanhas e pinhões por exemplo) e cogumelos.
Caça - A perseguição e morte de animais, geralmente selvagens, com objetivos alimentares, recreativos ou comerciais, designa-se por caça.
Pesca - Permite a captura de diversos animais marinhos, incluindo peixes ( como o bacalhau e sardinhas), crustáceos ( como a lagosta e o camarão) e moluscos ( como a lula e o polvo), essencialmente para fins alimentares. Algumas destas espécies podem ser criadas em tanques, gaiolas ou viveiros, uma atividade designada por
aquicultura.