Saúde: Estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.
Qualidade de vida: Perceção do indivíduo sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação com os seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
Domínio biológico da qualidade de vida: Refere-se á noção que a pessoa tem da sua própria condição física, ou seja, das suas capacidades e limitações para realizar as atividades do dia a dia.
Domínio psicológico da qualidade de vida: Refere-se à capacidade da pessoa para ultrapassar as dificuldades da vida, manter a sua sanidade mental, respeitar e gostar dos outros, promover e conservar a sua autoestima e as suas relações pessoais.
Domínio económico da qualidade de vida: Refere-se á relação da pessoa com o dinheiro e com os bens materiais. Uma pessoa que consome com moderação e satisfaz as suas necessidades pode sentir-se bem e ter qualidade de vida ou sentir-se mal porque aspira a ter uma vida exclusiva e luxuosa.
Domínio cultural da qualidade de vida: Refere-se à educação, hábitos e valores que a pessoa desenvolve ao longo da vida e que vão determinar as suas necessidades e atitudes em relação à alimentação, ao vestuário, ás exigências da sociedade, ao respeito por outros povos e culturas, ao ambiente, à ciência e à tecnologia.
Esperança de vida: É o número de anos que um ser humano, a partir do momento em que nasce, pode esperar viver.
Esperança de saúde: É o número de anos que um ser humano desde o seu nascimento, pode esperar viver com saúde.
Anos potenciais de vida perdidos (APVP) : É o número de anos não vividos devido a uma morte prematura, tendo por referência uma idade-limite para a vida.
Doença: É um distúrbio das funções de um órgão, sistemas de órgãos, da mente ou do organismo como um todo, que está associado a sinais e sintomas específicos.
Doenças não transmissíveis (DNT): Grupo de doenças não infeciosas, caracterizadas pela ausência de agentes patogénicos, geralmente crónicas e irreversíveis.
Doenças cardiovasculares: Afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos.
Fatores de riscos -Tabaco;
-Sedentarismos;
- Obesidade e excesso de peso;
- Stresse;
- Hipertensão;
- Colesterol alto;
- Diabetes.
Tumores malignos: São massas de células que se multiplicam sem controlo, invadindo e destruindo os tecidos em seu torno.
Fatores de risco - Envelhecimento;
- Tabaco;
- Luz solar;
- Radiação ionizante;
- Alguns vírus e bactérias;
- Alguns químicos;
- Certas hormonas;
- Álcool;
- Dieta pobre;
- Sedentarismo;
- Excesso de peso.
Doenças respiratórias: Afetam o sistema respiratório, nomeadamente os brônquios e os pulmões.
Fatores de risco - Tabaco;
- Poluição atmosférica;
- Certas profissões;
- Excesso de peso;
- Antecedentes familiares.
Diabetes: Aumento dos níveis de açúcar no sangue.
Fatores de risco - Excesso de peso;
- Maus hábitos alimentares;
- Antecedentes familiares;
- Sedentarismo;
- Hipertensão;
- Colesterol alto;
- Envelhecimento.
Agora deixo-vos aqui o link do mapa mental sobre esta matéria.
Link: http://popplet.com/app/#/4437443
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Infeções sexualmente transmissíveis (IST)
Clamídia Infeção pela bactéria Chlamydia trachomatis. Esta doença é uma das mais comuns, afetando homens e mulheres jovens, com idades en...
-
Fecundação - União de dois gâmetas, um masculino e outro feminino, da qual resulta uma célula, o ovo ou zigoto, a partir da qual se de...
-
Ciclo ovárico: Conjunto de transformações que ocorrem no ovário no decurso de um ciclo sexual e que resultam na libertação de um oócito par...
-
Cancro do cólon do útero: É um dos cancros mais comuns diagnosticados nas mulheres. A infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV), as r...
Sem comentários:
Enviar um comentário