- Os sistemas reprodutores feminino e masculino são constituídos por gónadas, ou glândulas sexuais, por vias genitais, por órgãos genitais externos e por glândulas anexas.
Órgãos do sistema reprodutor masculino
- Gónadas (Testículos)
- Vias genitais (Epidídimos, canais deferentes e uretra)
- Glândulas anexas (Vesículas seminais e próstata)Órgãos genitais externos (pénis e escroto)
Funções do sistema reprodutor masculino
- Testículo -Produção de gâmetas masculinos, os espermatozoides, e secreção de uma hormona sexual masculina, a testosterona, responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e pelos caracteres sexuais secundários masculinos.
- Epidídimos - Maturação e armazenamento dos espermatozoides.
- Canais deferentes - Transporte dos espermatozoides dos epidídimos à uretra.
- Uretra - Condução do sémen ou esperma para o exterior do corpo. É um canal comum ao sistema urinário, transportando também a urina.
- Vesículas seminais - Secreção do líquido seminal, rico em nutrientes energéticos necessários à atividade dos espermatozoides.
- Próstata - Secreção do líquido prostático, um fluido alcalino que neutraliza a acidez da vagina e permite a sobrevivência e a mobilidade dos espermatozoides.
- Pénis - Copulação e micção. Órgão formado por três corpos cilíndricos de tecido erétil que se enchem de sangue aquando da estimulação sexual, provocando o seu endurecimento e aumento do tamanho. É atravessado pela uretra, sendo responsável pela introdução de esperma no interior da vagina.
- Escroto - Contenção dos testículos fora da cavidade abdominal.
Órgãos do sistema reprodutor feminino
- Gónadas (Ovários)
- Vias genitais (Trompas de Falópio, útero e vagina)
- Órgãos genitais externos (Vulva)
Funções do sistema reprodutor feminino
- Ovários - Produção de gâmetas femininos, os oócitos, e secreção de hormonas sexuais femininas, os estrogénios e a progesterona, responsáveis pelo crescimento dos órgãos sexuais e pelos caracteres sexuais secundários femininos
- Trompas de Falópio - Recolha do oócito libertado periodicamente pelo ovário durante a ovulação. Locais onde ocorre a fecundação.
- Útero - Fixação do embrião, em caso de gravidez, nas suas paredes musculosas, revestidas interiormente por uma mucosa periodicamente renovada - o endométrio.
- Vagina - Ligação do útero à vulva. Receção do esperma depositado pelo pénis aquando do ato sexual. Local por onde ocorre a saída do bebé, durante o parto.
- Vulva - Proteção com pregas musculares - os pequenos e os grandes lábios - das aberturas da uretra e da vagina e do clítoris, um pequeno órgão sensível e erétil.
Sem comentários:
Enviar um comentário